Sinalética...Por Ana Monteiro


Por Ana Monteiro... 
Projecto académico.
"A presente proposta de trabalho refere-se aos pictogramas e sinalética exterior destinada à Câmara Municipal de Portalegre. Neste município, movimentam-se muitos utentes, para efectuarem a resolução dos seus problemas em determinados serviços. Deste modo torna-se fundamental inserir pictogramas e sinalética nos locais exactos, os quais, vão comunicar com cada utente através da forma visual gráfica concebida.

Ao elaborar os referidos pictogramas, teve-se como intenção primordial transmitir aos utentes uma boa legibilidade, sendo este, o elemento fundamental para uma boa comunicação para com os receptores. O objectivo principal, é de estabelecer uma fácil e rápida indicação referente ao espaço que lhe é dirigido. Estas acções só serão realizadas se os elementos gráficos constituintes estiverem devidamente inseridos.
Assim, para a realização dos pictogramas efectuou-se inicialmente um estudo ao local e ao espaço, onde se irão inserir. Seguidamente, chegou-se a conclusões consensuais, formando-se e modelando-se inicialmente uma forma humana. Contêm formas redondas, que fazem a ligação dos braços e do pescoço estando associadas à forma redonda do traje Alentejano, mais conhecido, como Capote Alentejano.
A figura humana estará presente na maioria das situações, e em sobreposição é aplicado em cada pictograma diferentes imagens que se alteram consoante o espaço que lhes é dirigido, ficando estas, inseridas em primeiro plano. As imagens, reflectem modelos existentes da realidade porque assim os receptores irão consumir essa informação o mais rapidamente possível. Deste modo não haverá duvidas ao observador quanto ao seu significado, qualquer que seja o idioma falado.
As cores aplicadas são o azul e o cinzento (25% de preto) porque estes tons sobrepostos criam um contraste suave mas com uma presença vincada.
A cor vermelha só é aplicada nos pictogramas de perigo ou de proibição inserido na zona de primeiro plano.

A tipografia inserida nestes suportes informativos é a Avant Garde Bk Bt constituída por formas redondas e sem serifes provocando uma linguagem simples, adequada e actualizada face à nossa época. Nas diferentes situações aplica-se o pantone correspondente à imagem inserida em primeiro plano.
O suporte para a realização destes pictogramas é o acrílico baço usando a serigrafia como tecnologia.

A forma deste suporte teve como base os arcos predominantes na arquitectura do Edifício da Câmara de Portalegre. Este suporte é aplicado conforme a direcção porque, ele permite estabelecer, através da parte superior, o sentido que o utente deverá ter.
Os elementos constituintes do pictograma assentam sobre uma rede de vinte e cinco mm e, através dela, podemos criar posteriormente outras situações.
Quanto à localização, serão inseridos em diferentes locais pertencentes ao Gabinete do Município. Esta, não está muito bem organizada a nível de espaço e por sua vez impossibilita a uma normalização a nível de organização de pictogramas.
Relativamente à sinalética exterior é inserido nas placas de sinalética uma imagem concebida através da estilização da fachada principal superior da Câmara Municipal constituída, por zonas redondas e triangulares.

Ao fazer o levantamento do percurso exterior constatei que há pouca sinalização, e a que existe, deveria ser renovada caso contrario, os visitantes desta cidade iram-se sentir um pouco desmotivados e perdidos apesar de ser uma pequena cidade.
A sinalética foi inserida em três percursos principais da cidade sendo estes convergentes para a Câmara Municipal. Ao aplicar as placas existe um elemento (a seta) que varia de posição conforme a indicação.

Os elementos descritos anteriormente quando bem aplicados e realizados, contribuem para uma fácil interpretação do utente, perdendo assim o mínimo de tempo nos percursos exteriores e interiores à Câmara Municipal como é desejável."

...Créditos Ana Monteiro
Share:

Sem comentários:

Enviar um comentário