Papiroflexia...por Ana Monteiro...

Por Ana Monteiro... 
“A Ervilha”
Como texto técnico, escolhi o texto da ervilha pertencente a Bruno Munari. Este autor associa a vagem da ervilha a uma embalagem a qual protege o seu conteúdo, que neste caso, são as ervilhas.


A ideia de embalagem ou de protecção, foi a base para a realização de objectos projectados por designers, os quais, foram buscar à Natureza as formas naturais. Temos como exemplo de objectos com essa ideologia um estojo de óculos, de lápis, entre outros. Assim, parti desta ideia para a proposta da ilustração com papiroflexia do referente texto. A primeira fase foi fotografar estes elementos, a vagem e a ervilha. Após a selecção de 3 fotos, escolhi: uma onde a vagem estava meia aberta; outra que estava aberta na totalidade e, por fim, uma onde se encontra muitas vagens fechadas. Como fundo encontra-se a fotografia das várias vagens e em sobreposição encontra-se as restantes. 

As imagens do primeiro plano têm um fecho branco. Este elemento novo, vai ao encontro da ideia do autor a de um estojo. Estas imagens trabalhadas no programa Photoshop tiveram vários tratamentos através de filtros, das quais, resultou uma só imagem A3. Para dar tridimensionalidade a este trabalho recorri à papiroflexia que consiste em fazer dobras e cortes no papel e destaquei os dois elementos principais. Dento da vagem do fecho encontra-se várias ervilhas que foram pintadas em aguarela e caneta de aparo preta e posteriormente foram digitalizadas e trabalhadas no Photoshop. O A2 é o tamanho base deste trabalho e apresenta uma forma rectangular que é dobrada ao meio na horizontal devido à forma da vagem da ervilha. Como suporte é utilizado: cartolina de 180 gr preta e branca; e papel Lokta preto de 180 gr."
...Créditos Ana Monteiro


Share:

Sem comentários:

Enviar um comentário