A textura por Ana Monteiro...


Por Ana Monteiro... 
"A percepção de uma textura resulta de um contacto de sensações tácteis ou visuais com as coisas que nos rodeiam. Deste modo, as texturas são divididas em texturas tácteis e texturas visuais.

As texturas tácteis são marcas que cobrem as superfícies dos elementos presentes na Natureza e dos objectos criados pelo Homem. Nelas sentimos os relevos, as incisões e a extensão das irregularidades as quais podem ser: suaves ou ásperas, lisas ou rugosas, macias ou duras. Deste modo, o nosso juízo sobre determinado elemento é completado quando interpretamos através da qualidade visual a cor (brilhante, baço) e o relevo.
A textura quando é transportada para o domínio da linguagem plástica denomina - se textura visual através da qual, pode- se obter uma vasta gama de texturas as quais são divididas em: textura artificial é um exemplo conseguida através da caracterização expressiva de formas bidimensionais ou tridimensionais, obtidas pela, apreensão do artista perante o real; e a textura natural referente à textura original dos elementos da Natureza. Estas, por sua vez, podem ser subdivididas em: textura regular apoiada num padrão normalizado onde por vezes se obedece à simplificação, à regulamentação e à repetição das texturas e tem um papel ornamental e funcional; A textura irregular quer se baseie na textura natural ou artificial não se obtêm através de num traçado normalizado em termos geométricos, simétricos ou repetitivos mas sim das características tácteis e visíveis da textura aparente.

Resumindo a textura é um elemento visual e táctil das superfícies de um corpo, nas quais se analisam maior ou menor intensidade de contrastes cromáticos ou volumétricos e diferentes efeitos de regularidade ou de irregularidade. No presente trabalho recorri à utilização de texturas tácteis oriundas de elementos naturais e artificiais tais como: folhas, redes, cadeiras. Estes, foram escolhidos de modo acentuar o significado das palavras opostas de cada conjunto inicialmente estabelecido. Seguidamente simplifiquei a forma das texturas através dos elementos básicos formadores da superfície, a linha, o ponto ou a mancha de modo obter uma simplificação que permitiram acentuar, atenuar, dar densidade ou dar forma e volume às superfícies."
...Créditos Ana Monteiro


Share:

Sem comentários:

Enviar um comentário